QUAIS SÃO AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE MADEIRA TRATADA?

EUCALIPTO TRATADO – DÚVIDAS E RESPOSTAS

No último post, mostramos como funciona o processo de tratamento do eucalipto. Mas como poucos conhecem as propriedades, benefícios e cuidados com a madeira tratada. Então selecionamos algumas das principais dúvidas dos consumidores para responder pra você.

                            

  • O que é madeira tratada a pressão?

É a madeira submetida à impregnação com soluções preservativas, que penetram nas camadas permeáveis da madeira, protegendo-a contra a ação de agentes deterioradores por um longo período.

  • Quando a madeira deve ser tratada a pressão?

Recomenda-se este tratamento quando a madeira estiver sujeita a situações de agressividade biológica e/ou em situações de responsabilidade estrutural, como por exemplo: em contato com o solo, sujeita fontes de umidade ou situações de fortes intempéries. A madeira tratada a pressão é recomendada em quaisquer situações em que se queira obter maior durabilidade.

  • A madeira tratada a pressão é prejudicial ao ambiente?

Não, ao contrário: é madeira cultivada em reflorestamentos, isto é, de curto ciclo de crescimento;
produtos de madeira preservada duram mais, reduzindo drasticamente a pressão da demanda sobre florestas nativas;
o preservativo Osmose K33 C , por ser oxido, tem uma melhor fixação na madeira em relação aos produtos salinos, portanto mais seguro ao meio ambiente;
produtos de madeira preservada são mais confiáveis e duráveis que produtos alternativos que consomem muito mais energia no seu processo produtivo.

  • -A madeira tratada a pressão causa algum dano à saúde humana?

A madeira tratada a pressão não exala odores ou vapores. E por ser formulado somente com compostos óxidos, com alto grau de pureza, reage e fixa-se à estrutura celular da madeira, formando compostos praticamente insolúveis. Além disso, não deixa resíduos superficiais na madeira, mantém inalterada a sua condutividade elétrica e a combustibilidade e não aumenta a corrosividade dos metais quando em contato com a mesma.

  • Há limitações de uso da madeira tratada a pressão?

A madeira tratada a pressão não deve ser utilizada:

Em situações em que a madeira possa contaminar ou tornar-se componente de alimento humano ou animal, como: recipientes ou silos, tábuas de bater carne, pilões para tempero ou grãos e demais situações semelhantes, assim como em partes de colméias que possam vir a ter contato com o mel;
Em situações em que a madeira possa vir a ter contato direto ou indireto com a água potável pública, exceção a casos de contatos incidentais, como pontes e docas e, neste caso recomendamos o contato com o departamento técnico Do Armazém do Eucalipto

 

6 – Há limitações de uso da madeira tratada a pressão em suportes de culturas vegetais ou projetos de jardinagem?

Não. A madeira tratada a pressão é o material perfeito para estacas de plantação de tomates, uvas, maracujá, laranjas, bandejas de cultura de flores, floreiras, móveis de jardins etc.

  • -Madeiras tratadas a pressão oferecem algum risco quando utilizada como equipamento de playground , decks de lazer, colunas ou painéis de paredes residenciais, ou qualquer outra situação em que possa ocorrer o contato direto com seres humanos?

Não existem restrições de natureza técnica ou legal no Brasil que restrinjam a utilização da madeira tratada para tais finalidades. Não há comprovação de danos à saúde humana quando utilizada em qualquer das situações mencionadas. Na verdade, considerando o valor estético, a durabilidade e versatilidade, o baixo custo e a segurança, a utilização da madeira tratada é recomendada nessas situações. Como medida de precaução, recomendamos a aplicação de um acabamento de superfícies como o stain protetor, produto facilmente encontrado em lojas especializadas em tintas e vernizes, principalmente, quando a madeira tratada estiver sujeita ao contato direto e freqüente com pessoas e animais domésticos.

  • – A madeira tratada a pressão pode receber acabamento posterior?

A madeira tratada pode receber qualquer tipo de acabamento posterior. O acabamento ideal é proporcionado por produtos penetrantes, não-formadores de filmes ou películas, e que também apresentam características hidrorrepelentes (repelentes à água ou umidade). O produto ideal para tais aplicações é o stain, pois, além de apresentar todas essas características, oferece a possibilidade de acabamento em cores semitransparentes (que imitam madeiras nobres) e cores sólidas, além de filtro solar.

(FONTE – MONTANA QUÍMICA)

Conheça mais sobre eucalipto tratado, suas propriedades e aplicações em armazemdoeucalipto.com.br

 

Tags :

Deixe o seu comentário