Tratamento

PROCESSO DE TRATAMENTO

O tratamento industrial é realizado a vácuo ou sob pressão em autoclave utilizando produtos preservativos regulamentados pelos órgãos competentes. Esses processos industriais são mais seguros para o meio ambiente, gerando uma contínua queda na utilização do sistema manual.

A autoclave é um cilindro que suporta pressão, onde a madeira é introduzida e em seguida os produtos químicos preservantes são injetados. As pressões utilizadas são superiores a atmosférica e as etapas de tratamento são: colocação da madeira; início do vácuo; injeção da solução preservante; tratamento com o vácuo; término do vácuo e retirada da solução excedente.

Os preservantes de madeira podem ser compostos puros ou misturas existindo grande variação no custo, na eficiência e no modo de usar. O preservante ideal é aquele que consegue permanecer na madeira, é tóxico aos fungos e insetos, mas que não é prejudicial aos homens e animais.

A autoclavagem é um moderno processo industrial de tratamento de madeira, que incorpora tecnologia desenvolvida nos campos da mecânica e da química. Somente através de autoclavagem é possível impregnar profundamente a madeira com produtos inseticidas e fungicidas de ação comprovada, protegendo-a contra o apodrecimento, o cupim, e outros agentes biológicos de deterioração. Antes de ser submetida ao tratamento por autoclavagem, a madeira passa por um período de secagem natural de aproximadamente 3 meses, até apresentar um grau de umidade compatível. Ciclos do Processo de Tratamento.

1ª Etapa – Introduz a madeira, depois de seca, no cilindro de alta pressão (autoclave) e fechar a porta. A pressão interna é igual ao da externa.
2ª Etapa – Inicia-se o vácuo inicial, com a finalidade de extrair o ar da autoclave e das cavidades (celulares) da madeira, a 650 mmHg.
3ª Etapa – Mantendo o vácuo, se inicia o enchimento da autoclave com a solução preservante, com a ajuda do próprio vácuo existente dentro da autoclave.
4ª Etapa – Quando a autoclave está totalmente cheia com a madeira e solução preservante, finaliza o vácuo inicial, dá-se à pressão até a saturação de 18Kgf/cm².
5ª Etapa – Finalizando a fase de pressão, a solução excedente é transferida para o tanque reservatório, evaziando-se totalmente a autoclave.
6ª Etapa – Inicia-se o vácuo final para a retirada do excesso de solução preservativa da superfície da madeira. A duração do ciclo de tratamento é de aproximadamente 4 horas.

A madeira autoclavada modificada apresenta economia, manutenção e garantia de 15 anos de durabilidade.

QUADRO DO TRATAMENTO

Nosso eucalipto é tratado em autoclave com aplicação de solução C.C.A. (cobre cromo e arsênio) e ficam totalmente preservadas contra os ataques de insetos, cupins, brocas ou fungos de apodrecimento. Isso com garantia total de mais de 15 anos. O processo de tratamento, o preservante utilizado bem como sua concentração, estão de acordo com as normas brasileiras ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e americanas AWPA (American Wood Preserves Association).   A preservação do meio ambiente é fundamental no processo de tratamento do eucalipto utilizado pelo Armazém do Eucalipto.

1. A madeira é preparada para entrar no autoclave

2. Entrada da madeira no autoclave

3. Retirada do excesso de ar e água das células da madeira

4. Entrada do Produto CCA. O vácuo faz o CCA preencher os espaços da água e do ar que foram retirados.

5. Pressurização da solução CCA: força a penetração da solução e fixa seus componentes.

6. Retirada do excesso de solução CCA.

7. Retirada da madeira da autoclave. Após a secagem, a madeira está pronta para resistir às mais severas condições

 

Tags :
tratamento autoclave,tratamento eucalipto

Deixe o seu comentário